Significado dos códigos das opções e como são formados

Para investir em opções é preciso entender vários conceitos que não existem no mercado de ações, embora a dinâmica operacional seja muito parecida.

Como comprar uma opção?

Existem vários tipos de estratégias de compra e venda de opção, uma das mais simples e conhecidas é a compra à seco. Para comprar uma opção nessa modalidade, basta seguir esses 3 passos:

Passo 1 – Entre em seu homebroker e digite o código da opção.

Passo 2 – Defina a quantidade de opções que serão compradas (estabeleça o preço máximo que você está disposto a pagar pelas opções)

Passo 3 – Envie a ordem de compra.

É importante ressaltar que só é possível operar com o pregão aberto. O horário de negociação é o mesmo das ações, ou seja, das 10h às 17h15 quando não há horário de verão.

Mas talvez agora você esteja se perguntando: como é definido o código de uma opção?

Isso realmente é diferente do que se vê no mercado de ações, onde o código é formado por quatro letras que identificam a empresa e o número que mostra se é uma ação ordinária ou preferencial.

O código de uma opção é formado por cinco letras mais dois números.

As quatro primeiras letras referem-se à ação que está atrelada aquela opção.

Exemplo:

Se for uma opção de Ambev, as quatro primeiras letras serão ABEV, igual no mercado de ações. A quinta letra é o mês de vencimento da opção (veja tabela a seguir).

Se for uma opção de compra com vencimento em Março, por exemplo, a quinta letra será C. E os dois últimos números geralmente fazem referência ao valor de exercício de uma opção.

Então uma opção de compra de ações ordinárias da Ambev com vencimento em Março e preço do exercício de R$ 20 poderá ter o código ABEVC20.

Tabela das séries das opções, e significado de cada letra na BOVESPA:

Em relação ao preço da opção, é preciso tomar alguns cuidados, mas isso falaremos em outro artigo.

Esse artigo respondeu a sua dúvida? Deixe o seu comentário.

Abraços.

Erro no banco de dados do WordPress: [Got error 28 from storage engine]
SELECT t.*, tt.*, tr.object_id FROM cfcky_terms AS t INNER JOIN cfcky_term_taxonomy AS tt ON t.term_id = tt.term_id INNER JOIN cfcky_term_relationships AS tr ON tr.term_taxonomy_id = tt.term_taxonomy_id WHERE tt.taxonomy IN ('category', 'post_tag', 'post_format') AND tr.object_id IN (119, 858, 1447, 1524, 1561, 1720) ORDER BY t.name ASC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.