Um gráfico é formado por diversas velas. Quando lidas juntas, elas informam mais do que o preço de abertura e fechamento de um ativo: elas te mostram a tendência daquele papel.
Por isso, para ter sucesso no mercado financeiro, você precisa entender as tendências. Com elas, você vai aprender a identificar quando você deve ou não entrar no mercado.
Tendência são topos e fundos ascendentes
Em toda tendência de alta, topos e fundos ascendentes indica claramente que o mercado está subindo.
Se eu perguntar ao meu filho de 5 anos em uma tendência, se está subindo ou caindo, ele diz certinho. Se eu perguntar pra ele sem tendência, ele fica perdido.
Quando está subindo é tendência de alta e quando está caindo é tendência de baixa e isso é caracterizado por fundos e topos ascendentes na alta e descendentes na baixa.
E quando está consolidado ou sem tendência, os topos e fundos são irregulares.
A tendência é aonde o preço:
- Tem uma direção clara (facilmente se enxerga que ele está naquela direção, até uma criança vê);
- Quando o preço vai longe em pouco espaço de tempo (ROI= Δp/Δt);
Ganhar 10% em três anos é ruim, ganhar 10% em dois dias é maravilhoso!!
A tendência faz com que o papel vá rápido. São momentos específicos onde o mercado fica organizado.
Quando o mercado está sem tendência, ele fica meio caótico, ou seja, não tem direção, força. Você pode até operar suporte com resistência com stop curto (operar pelo risco), mas é importantíssimo saber que:
- nas tendências ganhamos muito dinheiro;
- na virada dessa tendência , a gente perde e isso é normal;
- e quando a gente enxerga que está sem tendência, temos que ficar de fora.
Quando entra na tendência de alta, eu chamo de “Kaiu Comprou” e na tendência de baixa “levantou cortou”.
Quando tem uma tendência de alta, acertamos vários “Kaiu Comprou” (2,3,5,10,15), é como prever o tempo sem serviço meteorológico.
Qual é a maior probabilidade de acertar o tempo que vai fazer amanhã? Repetindo o que fez hoje. Se hoje está sol e eu falar que amanhã vai fazer sol, eu posso acertar 1,2,3 meses, mas algum dia eu vou errar, o tempo vai mudar.
Quando você erra, você perde uma operação e aí você entra no momento sem tendência.
Durante a tendência, temos que acreditar nela como se fosse prever o tempo do dia seguinte, acreditar que ela não vai acabar.
Ela vai acabar uma hora e você vai tomar um “stop”, vai ficar sem tendência. Então é a hora de ficar fora (porque a gente perde dinheiro, porque o mercado não tem direção, não tem força) e espera a próxima tendência.
Há uns dias atrás eu falei sobre o que eu acho dos candles (velas). O gráfico é composto por várias velas dessas, seja qual for o tempo gráfico, é nelas que vão surgir a tendência.
Esse gráfico do Ibovespa de 2019 até julho de 2021. Nele da pra ver claramente o momento que ele está sem tendência (marcado com um retângulo verde) e quando tem tendência e está claramente subindo ou caindo.
Agora que você já sabe, aproveite as tendências o máximo que você puder e tente escapar e ficar fora dos mercados sem tendência.
Alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Inscreva-se na Lista VIP e receba todas as atualizações sobre a nova turma do “Grande Tacada”.
Me siga também no Instagram @fernandogoesoficial.